5 Tendências de Marketing Digital para Clínicas Odontológicas 2018

5 Tendências de Marketing Digital para Clínicas Odontológicas 2018

5 Tendências de Marketing Digital para Clínicas Odontológicas 2018


Nos últimos anos, surgiram tendências de marketing digital que tiveram uma influência significativa sobre como as práticas odontológicas colaboram, comunicam, evoluem e inovam. Como profissionais de marketing da área de saúde, vivemos em um mundo digital acelerado, onde as regras do jogo mudam constantemente. Em um minuto, você acha que você acertou o algoritmo do Google e, no momento seguinte, está se perguntando por que sua publicação no blog não está recebendo visualizações suficientes.

Com mais de 2 milhões de posts sendo publicados todos os dias, a Internet está cheia de conteúdo. Além disso, o uso de bloqueadores de anúncios aumentou em 30%, as campanhas publicitárias pagas são competitivas e a visibilidade orgânica nas redes sociais está em declínio. Juntas, essas questões estão tornando o marketing digital mais complicado do que nunca. Adicionando combustível para o fogo é o fato de que as estratégias tradicionais de marketing comprovadas e eficazes estão começando a falhar completamente. Em um ambiente tão agressivo, os mais bem-sucedidos profissionais de marketing da área da saúde serão aqueles que estiverem dispostos a pensar além das melhores práticas e desenvolver estratégias exclusivas para o sucesso.

Estamos quase no meio de 2018, e os profissionais de marketing da área de saúde aguardam até o final do ano para determinar a direção de suas campanhas de marketing digital. Muitos profissionais de marketing estão se perguntando se devem seguir o curso que criaram em 2017 ou fazer alterações. Talvez seja hora de mudar as técnicas e estratégias antigas. Talvez as referências boca-a-boca não sejam suficientes para sustentar sua prática odontológica.

Na Fluo Comunicação, podemos ajudá-lo a fazer mudanças transformadoras em suas campanhas de marketing digital e multiplicar seus pacientes. Para planejar uma estratégia de marketing de primeira linha para a prática odontológica em 2018, analise as tendências explicadas aqui e as incorpore ao plano de marketing. Do conteúdo personalizado ao marketing de mídia social, essas tendências de marketing ajudarão você a conquistar leads qualificados, alcançar mais pacientes, melhorar o envolvimento do paciente e aumentar sua prática.

1. Conteúdo personalizado: pense em experiências únicas do paciente

Mais da metade dos pacientes em potencial confiam no conteúdo online para pesquisar seu novo provedor de serviços odontológicos. Além disso, quase 47% dos novos pacientes querem ler de três a cinco avaliações positivas online sobre um dentista antes de marcar uma consulta.

Conteúdo online é o coração de quase todas as campanhas de marketing digital na área da saúde. No entanto, à medida que o marketing digital de saúde amadurece, o mesmo acontece com a natureza do conteúdo. Um dos fatores importantes na criação de conteúdo que se conecta a pacientes potenciais e existentes é a personalização. Isso se refere ao conteúdo que é adaptado às necessidades dos pacientes.

Considere as seguintes estatísticas:

  • Quase 94% dos profissionais de marketing digital acreditam que a personalização do conteúdo é fundamental para o sucesso atual e futuro de sua prática.
  • De acordo com a HubSpot, o conteúdo personalizado é 42% melhor que o conteúdo não personalizado.
  • Os profissionais de marketing que entregam experiências personalizadas obtêm retornos de dois dígitos para seus esforços de marketing.

Como você pode aproveitar o conteúdo personalizado?

  • Você pode começar alvejando os “frutos mais fáceis” em seu banco de dados – nomes, e-mails, números de telefone, etc. A maioria dos visitantes do site os compartilhará com você em troca de valiosos conteúdos bloqueados, como um e-book ou um estudo de caso.
  • Depois de avaliar esses dados, você poderá iniciar campanhas de promoção de leads, oferecendo aos clientes em potencial acesso a conteúdo detalhado em troca de mais informações.
  • Você pode agregar valor às experiências dos visitantes perguntando: Isso ajudará os pacientes em potencial a resolver seus problemas e a entender nossa solução?

2. Search Engine Optimization (SEO) e conversão de conteúdo: trabalhando juntos

Poucas práticas odontológicas discutem o marketing digital sem incluir uma conversa sobre SEO. Essas duas funções vão juntas como manteiga de amendoim e geléia. No entanto, esses dois fatores atingiram um ponto de conversão. De acordo com uma pesquisa da BrightEdge, quase 97% dos profissionais de marketing digital acreditam que as técnicas e o conteúdo de SEO se integraram e estão convergindo para uma única função. O casamento de conteúdo e SEO afeta as três métricas de desempenho mais importantes:

  • Conversão
  • Tráfego

Considere as seguintes estatísticas:

  • Quase 52% dos profissionais de marketing digital reconhecem que a confiança nas técnicas de SEO é fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo a longo prazo.
  • A pesquisa orgânica gera mais de 51% do consumo de conteúdo.

Como você pode alavancar SEO e conversão de conteúdo?

  • Use as informações de SEO para entender como os possíveis pacientes se envolvem com seu conteúdo. Você deve identificar o que gera interesse e resulta em leads que tomam as medidas necessárias.
  • Você deve conduzir uma análise contínua dos pacientes, pois os interesses dos pacientes em potencial podem mudar rapidamente.
  • Considere como os pacientes se envolvem com diferentes tipos de conteúdo em vários canais e em diferentes estágios da jornada de bem-estar.
  • Meça sempre o impacto. Tente definir metas realistas relacionadas ao conteúdo em todas as etapas, desde a conscientização até a conversão.

3. Social Media Marketing

Nos próximos anos, os profissionais de marketing da área de saúde esperam passar a maior parte do tempo em redes sociais. Como resultado, os orçamentos de mídia social aumentarão. Fundamental para o sucesso dessa expansão é entender o ponto de vista dos pacientes. Por exemplo, seus pacientes querem mensagens de marca consistentes e interações perspicazes sempre que estiverem pensando em agendar um compromisso.

Considere as seguintes estatísticas:

  • O Facebook continua sendo uma das redes sociais mais utilizadas e dominantes.
  • O marketing de mídia social está evoluindo para um conteúdo emocionalmente envolvente, porque as emoções ricas aumentam a “disseminabilidade” do conteúdo.
  • Até o final de 2017, provavelmente veremos a maioria das principais plataformas de mídia social, permitindo que os usuários criem e compartilhem conteúdo de vídeo, conteúdo de vídeo ao vivo e descubram o que está acontecendo ao seu redor.

Como você pode alavancar o marketing de mídia social?

  • Você deve perguntar aos pacientes existentes sobre sua experiência de interação com sua marca nas mídias sociais.
  • Você deve determinar quais redes são as melhores para a sua prática odontológica e gastar um pouco mais de tempo criando uma presença social real.
  • Você também pode considerar reduzir seu tempo em redes de mídia social que não estão fornecendo geração de leads e reconhecimento de marca.

4. Marketing de Conteúdo de Vídeo: Melhor que Nunca

Você não tem certeza sobre que tipo de conteúdo se conectará com seus pacientes em potencial? Bem, o conteúdo de vídeo pode ser uma das suas melhores apostas para 2018.

Seja uma apresentação da equipe de vídeo “de equipe” ou um vídeo de depoimento de um paciente, esse meio fornece o elemento humano mais importante que gera confiança. Como bônus, seus vídeos terão um alcance mais extenso do que outros tipos de conteúdo. De acordo com um relatório, o vídeo gera quase 1.200% mais compartilhamentos do que textos e gráficos combinados.
Como você avalia o conteúdo de vídeo para uma ideia de marketing bem-sucedida?

Segundo James McQuivey, especialista em marketing digital, um único minuto de conteúdo de vídeo equivale a 1,8 milhão de palavras. Claramente, o vídeo é o futuro do marketing digital. Até 2019, é provável que o conteúdo de vídeo represente mais de 80% de todo o tráfego on-line. Se você olhar de uma perspectiva diferente, a Internet suportará mais de 3 trilhões de minutos de vídeo por mês até 2020, o que equivale a 5 milhões de anos de conteúdo de vídeo por mês ou quase 1 milhão de minutos de vídeo por segundo.

Considere as seguintes estatísticas:

  • Quase 63 por cento das práticas estão usando conteúdo de vídeo como ferramenta de marketing.
  • Quase 65% dos pacientes em potencial visitam o site de um profissional de saúde depois de assistir a um vídeo.
  • Quase 37% dos espectadores assistem ao vídeo médio até o final.
  • Quase 92% das pessoas que consomem vídeos de seus smartphones os compartilham com outras pessoas.
  • O conteúdo de vídeo é compartilhado 1,200% mais do que os links e o texto combinados.

Como você pode aproveitar o marketing de vídeo?

  1. Avalie quanto conteúdo de vídeo você usa atualmente e o ROI. Se você não tiver feito o suficiente, expanda a produção.
  2. Para tornar seus vídeos os mais memoráveis ​​possíveis, garanta que você os mantenha alinhados com sua estratégia de marca.
  3. Aumente seu SEO adicionando vídeo às suas páginas de destino, website e ofertas de conteúdo.
  4. Experimente diferentes comprimentos e assuntos para seus vídeos.

5. Mobile Marketing: não se esqueça de obter dispositivos móveis

Em 2017, quase 52% dos proprietários de smartphones relataram a navegação de informações relacionadas à saúde em seus telefones. Então, quando seus pacientes em potencial estão se perguntando para onde ir para os próximos dentes, clareando ou ajudando com uma dor de dente, você pode ter certeza de que eles sabem que terão uma experiência confortável? Felizmente, o Google oferece uma ferramenta online gratuita para avaliar a compatibilidade com dispositivos móveis de seu site de consultório odontológico. Se você não estiver satisfeito com os resultados, talvez seja hora de agendar uma reunião com um desenvolvedor da Web e atualizar seu site para um site otimizado para celular. É importante lembrar que um site responsivo para dispositivos móveis pode proporcionar um aumento significativo nos rankings dos mecanismos de pesquisa. também.

Você deve otimizar seu website para dispositivos móveis, caso contrário, você prejudicará a experiência dos espectadores em dispositivos móveis, fazendo com que eles busquem outras práticas que ofereçam uma melhor experiência de navegação no website.

Considere as seguintes estatísticas:

  • Quase 69% do tempo de mídia digital é gasto em dispositivos móveis.
  • Globalmente, quase US $ 143 bilhões serão gastos em anúncios para celular em 2017.
  • Os gastos com anúncios para dispositivos móveis específicos ao local aumentarão de US $ 12,4 bilhões em 2016 para US $ 32,4 bilhões em 2021.

Como você pode aproveitar o marketing de vídeo?

  • Se você tem um website responsivo ou otimizado para celular, em que o conteúdo e a marcação são semelhantes em dispositivos móveis e computadores, não é necessário alterar nada para o próximo algoritmo para dispositivos móveis do Google.
  • Se você tiver um website em que o conteúdo e a marcação sejam diferentes em dispositivos móveis e computadores, considere a possibilidade de fazer algumas alterações em seu website.
  • Se você é proprietário de um website e só confirmou o site para computador no Search Console, é necessário adicionar e verificar uma versão para celular também.

Conclusões

Quando se trata de marketing odontológico, não há estratégias “Melhor se usado por”. No entanto, isso não significa que o que funcionou no ano passado, ou o anterior, funcionará hoje também. Na verdade, algumas das técnicas de marketing digital mais eficazes alcançaram o fim de sua produção e estão muito além de suas datas de vencimento.

Ao atualizar suas estratégias de marketing odontológico digital para 2018, considere jogar fora algumas das estratégias de marketing superutilizadas e com baixo desempenho para criar espaço para aquelas que melhoram o conhecimento da marca, atrair leads qualificados e ajudar sua equipe a aumentar os resultados.

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