Como criar uma arquitetura SILO para SEO: melhore seu posicionamento

Como criar uma arquitetura SILO para SEO: melhore seu posicionamento

Um dos principais quebra-cabeças para os especialistas em posicionamento é conseguir a melhor maneira de estruturar um site para obter navegabilidade ideal e as primeiras posições nos SERPs. É aqui que entra a arquitetura SILO para SEO , que mudou todos os esquemas conhecidos sobre ela.

Como organizar todo o conteúdo da nossa página , se temos centenas de categorias e uma variedade de informações? Da forma mais simples e simples, de forma que, em menos de 3 passos, possamos alcançar o que procuramos.

Na Fluo Comunicação iremos explicar, passo a passo, todos os elementos e fatores necessários para desenvolver uma estrutura SILO em seu site , e desfrutar de uma posição nos buscadores invejados por outros concorrentes. Ouse e destaque!

 

Importância da arquitetura web: estruturas SILO

arquitetura web é um desses pilares em um setor que, enganosamente, os especialistas muitas vezes esquecem quando tentam para posicionar um site no Google ou qualquer outra plataforma. Mas por que devemos dedicar uma área especial para sua otimização?

silo seo

Adaptar a forma do nosso site a uma arquitetura SILO para SEO não só nos permitirá organizá-lo corretamente para melhorar a experiência e satisfação dos usuários , mas também resolver as necessidades de um comércio eletrônico , facilitando a navegação.

Ao aperfeiçoarmos a estrutura do nosso site, suas páginas, categorias e produtos, o que estamos fazendo é, por um lado, facilitar a busca de conteúdo pelos consumidores e, por outro, orientar o mecanismo de busca por todos os nossos serviços, para que compreenda o que oferecemos ao mundo.

arquitetura silo para seo
arquitetura silo para seo

O que é uma arquitetura SILO para a web?

A arquitetura SILO para SEO é um estilo de estrutura web vertical com a qual uma página ou comércio eletrônico coleta todos os seus conteúdos e os apresenta de forma ordenada e categorizada com um esquema hierárquico .

Estão organizados em “silos” de palavras-chave , uma dentro da outra ou lado a lado, de forma a tornar essas palavras-chave visíveis e otimizá -las e ordená-las de acordo com o seu tema. Desta forma, o motor de busca poderá concluir o que queremos saber: o produto ou serviço que comercializamos, a ideia central da web, ou o que queremos transmitir.

Além disso, os URLs derivados de nossa página estarão sujeitos a um sistema de links em pirâmide , no qual todos estarão pendurados no domínio principal. Esta é uma técnica que irá facilitar a leitura do nosso site pelo Google e que, portanto, irá otimizá-lo.

que tipo de estrutura possui um SILO?
que tipo de estrutura possui um SILO?

Exemplo prático: que tipo de estrutura possui um SILO?

Imagine que você tenha uma empresa de moda ou um outlet online com todos os tipos de roupas, além de um blog onde você compartilha informações sobre looks, tendências, desfiles, melhores combinações para as temporadas, etc.

Para começar, teremos que fazer uma pesquisa por palavra – chave para analisar o que os clientes em potencial estão procurando na web e como o fazem. Posicionar “bolsas Gucci” em uma página não será o mesmo que “comprar bolsas Gucci online”, pois a primeira é muito competente e não oferece exatamente o que queremos.

Depois de fazer uma lista com as que consideramos melhores, é hora de categorizar cada página derivada da página principal e salvá-la em seu respectivo site dominante para que os usuários possam encontrá-la facilmente. Seria assim:

  • Domínio principal: “outlet de moda online”
  • Subdomínio: “Homem”
  • Subdomínio: “Camisas”, “Calças” e “Sapatos”
  • Subdomínio: “Mulher”
  • Subdomínio: “Criança”
  • Domínio derivado: “Blog”

Desta forma, os URLs serão adaptados à página principal para criar um sistema hierárquico de links; por exemplo: outlet / mulher / t-shirts. Mas pesquise para realizar este processo! Já que, sem ajuda profissional, você pode bloquear alguns deles e não otimizá-los corretamente.

Como criar uma estrutura SILO?

Mas não se preocupe, não tenha medo! Embora possa parecer um processo complicado, a verdade é que é uma estratégia simples e ordenada que nos ajudará a visualizar o conteúdo à primeira vista e a alcançá-lo em menos de 4 cliques.

Todo o conteúdo do nosso site será classificado em vários níveis , desde o mais geral (com as principais palavras-chave), até o mais específico ( cauda longa derivada dos anteriores). Mas como determinar cada um deles?

Primeiro nível

Este primeiro nível seria constituído pela página principal ou página inicial , onde serão apresentadas as informações mais gerais sobre o que oferecemos e porquê, mas também as palavras-chave mais importantes com que tratamos.

Dessa forma, os usuários que chegarem poderão ver à primeira vista onde devem ir para obter o que procuram. Seguindo o exemplo anterior: é uma mulher que quer comprar uma calça específica? Bem, em apenas duas etapas você pode chegar ao catálogo.

Segundo nível

O segundo nível de nossa arquitetura SILO para SEO, estaria focado no desenvolvimento de cada uma das categorias e suas respectivas páginas, que vimos na principal, e que seriam focadas em um produto ou serviço específico.

Por exemplo, se um desses segmentos de subdomínio for “Mulher”, dentro dele trabalharemos com termos específicos, como “Camisetas femininas”, “Casacos femininos”, “Sapatos femininos” ou “Calças femininas”.

Terceiro nível

Por fim, encontramos o terceiro nível, no qual seriam trabalhadas as caudas longas derivadas de cada palavra-chave; todos eles relacionados à categoria e, por sua vez, à página principal de onde viemos, para criar coerência.

Dentro de “Camisetas femininas”, devemos posicionar e otimizar seu conteúdo com “Camisetas femininas de manga comprida”, “Camisetas femininas de manga curta” … e muitos outros termos que estão no mesmo espectro.

Lógica de URLs em uma estrutura SILO
Lógica de URLs em uma estrutura SILO

Lógica de URLs em uma estrutura SILO

Uma vez que saibamos organizar uma arquitetura SILO para SEO, é hora de entender a estratégia na lógica de URLs, que também teremos que configurar para uma maior coordenação entre páginas e posicionamento.

Nestes, o primeiro nível corresponderia ao domínio; neste caso, “outletdemoda”, que seria a principal palavra-chave a otimizar. Posteriormente, seria seguido por um ‘/’, acompanhado da categoria correspondente: “outletdemoda / mulher”.

Finalmente, o terceiro nível ou subcategoria, que seria composto de caudas longas; neste exemplo: “outlet de moda / mulher /blusa”. Mas lembre-se: é importante que você desindexe as categorias ou subcategorias que não deseja que apareçam no Google.

Não se esqueça que cada página é trabalhada de forma independente ! Este é um fator muito importante quando se trata de saber fazer uma arquitetura SILO para SEO ou que tipo de estrutura um SILO possui, pois, se não for otimizado verticalmente, as estratégias podem se sobrepor e “contaminar-se”.

Vantagens e desvantagens de criar uma arquitetura SILO para SEO

E agora que? Se você está se perguntando se vale a pena ou é lucrativo desenvolver uma estrutura SILO em seu site , iremos explicar os diferentes benefícios e desvantagens que você pode obter com isso, e por que você deve obter uma arquitetura SILO para SEO. Adiante!

Benefícios

Entre as principais vantagens que você adquire com este tipo de estruturas, você encontra: uma organização total do conteúdo do seu site, uma maior otimização dos mesmos pelo Google, clareza para usuários e clientes potenciais (melhorando sua experiência ), e facilidade rastreando pelos motores de busca.

Inconvenientes

Por outro lado, as desvantagens de se obter uma arquitetura SILO SEO não são muitas, mas existem, e entre elas está uma de grande importância: errar na categorização ou ordenação do conteúdo pode criar confusão entre os usuários.

As melhores dicas de marketing digital Fluo

Você entendeu completamente o que é uma arquitetura SILO para SEO e gostaria de aprender mais sobre marketing digital e posicionamento na web ? Dê uma olhada em nosso blog . Você pode aprender conceitos e dicas sobre o setor ! Basta ter vontade e entusiasmo para ser o melhor.

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Agencia de Marketing Digital