Search Engine Optimization (SEO) Concept On Computer Screen

LINK BUILDING PARA SEO: O Guia Definitivo (2021)

Este é um guia completo para link building em 2021.

Portanto, se você deseja criar backlinks de autoridade para o seu site, aproveite as dicas práticas neste novo guia.

Vamos mergulhar de cabeça.

CAPÍTULO 1:Fundamentos do Link Building

Neste capítulo responderei à pergunta: “O que é Link Building?”.

Também mostrarei por que o link building ainda é importante para o SEO em 2021 .

Vamos começar.

O que é Link Building?

O edifício da ligação é a prática de construir hiperlinks unilaterais (também conhecidos como “backlinks”) para um site com o objetivo de melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa. As estratégias comuns de construção de links incluem marketing de conteúdo, construção de ferramentas úteis, alcance de email, construção de links quebrados e relações públicas.

Por que os links são tão importantes?

Para entender isso, você precisará entrar em seu Delorean e voltar aos dias pré-Google da internet.

Antigamente, motores de busca como o Yahoo! e Alta Vista foram os jogadores dominantes. E eles classificaram seus resultados de pesquisa 100% com base no conteúdo de uma página da web.

Digite: Google.

Seu agora famoso algoritmo PageRank mudou o jogo. Em vez de simplesmente analisar o conteúdo de uma página, o Google observou quantas pessoas vinculavam a essa página .

algoritmo PageRank
algoritmo PageRank

E eles estavam certos. Quase 20 anos depois, os links AINDA são a melhor maneira de determinar a qualidade de uma página da web. É por isso que os backlinks continuam sendo o sinal de classificação do Google.

Dito isso, graças a atualizações como o Google Penguin , o Google agora se concentra na qualidade dos links (não apenas na quantidade de links).

Você pode estar se perguntando:

O que é um link de alta qualidade, exatamente? E como faço para construí-los?

Isso é o que vou cobrir no próximo capítulo.

Continue lendo…

CAPÍTULO 2:Como encontrar links de alta qualidade

Antes de mergulharmos nas estratégias de criação de links passo a passo, é importante saber o que torna um link bom (ou ruim).

Dessa forma, você pode se concentrar na construção de links que irão realmente melhorar sua classificação no Google .

Com isso, veja como identificar links que realmente valem a pena construir:

Autoridade da Página

A página com links para você é uma potência do PageRank? Nesse caso, esse link terá um GRANDE impacto em seus rankings.

Na verdade, após anos de testes, descobri que a autoridade da página com links para você é mais importante do que qualquer outro fator .

Isso ocorre porque os links de páginas autorizadas transmitem mais autoridade (também conhecido como PageRank ) ao seu site.

 

Autoridade da Página
Autoridade da Página

(Observação: embora o Google não compartilhe informações do PageRank publicamente, eles ainda as usam como base de seu algoritmo .)

Você pode facilmente verificar um indicador proxy do PageRank (“PageRating”) usando Ahrefs .

Basta inserir um URL no Ahrefs e verificar sua “URLRating”:

URLRating
URLRating

Autoridade do Site

A qualidade de um link também é determinada pela autoridade de todo o site de um domínio .

Em geral, um link de um site como o NYTimes.com terá um impacto MUITO maior do que um link de um blogueiro sem nome.

Embora esses links sejam difíceis de obter, vale a pena o esforço.

Mais uma vez, o Ahrefs é útil aqui. Insira qualquer URL do site na ferramenta e verifique o site “DomainRating”.

DomainRating
DomainRating

Você também pode usar a métrica respeitada de “Autoridade de Domínio” da Moz:

Autoridade de Domínio do Moz:
Autoridade de Domínio do Moz:

Relevância do Site

Quando se trata de links, a autoridade de um site é importante.

Mas a relevância desse site também importa.

Por exemplo, digamos que você tenha um site sobre a Dieta Paleo.

E você recebe um link de um site oficial … sobre monociclos. Esse link ainda contará?

De acordo com uma entrevista de um ex-googler , não realmente.

De acordo com aquele engenheiro do Google:

“… Conseguir um link de uma página alta do PageRank sempre foi valioso, hoje é mais a relevância do tema do site em relação ao seu, relevância é o novo PageRank.”

Em geral, você deseja obter links de sites de autoridade … especificamente, de sites de autoridade intimamente relacionados ao seu site.

Posição do link na página

O seu link está embutido em algum conteúdo?

Ou está enterrado no rodapé de uma página?
Ou está enterrado no rodapé de uma página?

Acontece que a posição do seu link em uma página é importante.

Especificamente, os links escondidos em rodapés e barras laterais não valem tanto quanto os links encontrados bem no meio do conteúdo do corpo de uma página.

Resultado? Você deseja que seus links apareçam no corpo principal de uma página da web.

O link foi colocado editorialmente?

Não importa onde seu link apareça em uma página, você deve se perguntar:

“Este link foi colocado editorialmente?”.

Em outras palavras, alguém criou um link para você porque achou seu site incrível? Nesse caso, é um link editorial.

Ou você criou um perfil em um site aleatório e colocou um link? Isso não é um link editorial.

Como você pode esperar, o Google dá muito mais peso aos links colocados em editoriais .

Quoth thy Google:

“… A criação de links que não foram colocados editorialmente ou garantidos pelo proprietário do site em uma página, também conhecidos como links não naturais, pode ser considerada uma violação de nossas diretrizes.”

Texto âncora do link

O texto âncora é a seção de texto clicável de um link.

Acontece que o Google usa texto âncora como um sinal de classificação.

Por exemplo, digamos que você obtenha um link para seu site com um texto âncora: “sobremesas paleo”.

Texto âncora do link
Texto âncora do link

O Google vê aquele texto âncora e diz: “Hmmm. Esse site utilizava o texto âncora: “sobremesas paleo”. A página para a qual eles estão direcionando deve ser sobre “sobremesas paleo”.

É claro que, como tudo em SEO, o texto âncora rico em palavras-chave foi abusado. Hoje, construir muitos links de texto âncora de correspondência exata é considerado spam.

Aqui está um exemplo do que estou falando:

Resumindo, não recomendo construir links com texto âncora rico em palavras-chave. Mas se você conseguir um link com sua palavra-chave no texto âncora, é hora de comemorar.

Co-ocorrências de link

Co-ocorrências são as palavras e frases que aparecem ao redor do seu link.

O Google provavelmente usa co-Ocorrências como “texto âncora infantil”.

Co-ocorrências de link
Co-ocorrências de link

Isso faz sentido se você pensar a respeito:

O texto ao redor do seu link também fornece dicas sobre o assunto da página . Então, por que o Google não o usaria?

O link é de uma postagem de convidado?

Alguns anos atrás, o Google veio à tona e disse:

“Então coloque um garfo nisso: o guest blogging está pronto; ficou muito spam. ”
– Matt Cutts, ex-chefe da equipe de spam da Web do Google

Isso é verdade?

Bem, isto depende.

Aqui estão alguns sinais de alerta que podem tornar a postagem de convidado com spam:

  • Alguém é pago para publicar a postagem
  • A postagem contém texto âncora de correspondência exata
  • O site existe apenas para publicar posts de convidados
  • O site não está relacionado ao seu

Mas e se você publicar uma postagem de convidado alucinante em um site relevante e confiável? Na minha experiência, esse link PODE ajudá-lo a classificar.

Nofollow .vs. Dofollow

rel = ”nofollow” é uma tag adicionada a um link que informa aos mecanismos de pesquisa : “Não conte este link como um endosso.”.

Obviamente, quando se trata de SEO, você deseja obter links normais, “dofollow”, sempre que possível.

Agora que você pode saber como avaliar a qualidade de um link, é hora de começar a criá-los.

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CAPÍTULO 3: Como obter links de classe mundial com marketing de conteúdo

Não é segredo que o conteúdo é a chave que desbloqueia backlinks incríveis.

Mas o negócio é o seguinte:

A simples publicação de conteúdo não vai levar você a nenhum link.

Acontece que certos tipos de conteúdo funcionam melhor para o link building.

E aqui estão os 4 tipos de conteúdo que tendem a gerar mais links:

Nº 1: Ativos Visuais

O que é isso:

Os recursos visuais são:

  1. Imagens
  2. Diagramas
  3. Infográficos
  4. Gráficos e outras peças de conteúdo com orientação visual

Por que funciona:

Os visuais são extremamente fáceis de conectar. Por exemplo, quando você publica um gráfico em seu site, recebe um link sempre que alguém compartilha esse gráfico em seu site. Esse relacionamento poderoso de “compartilhe minha imagem e crie um link para mim quando o fizer” simplesmente não funciona para conteúdo baseado em texto.

Exemplo da vida real:

Há alguns anos, publiquei este visual sobre o CTR do Google em meu site.

Até o momento, esse visual já foi linkado dezenas de vezes (muitas das quais vieram de sites confiáveis ​​no nicho de marketing).

Claro, alguns desses links teriam chegado mesmo se eu tivesse listado os mesmos dados em uma tabela.

Mas uma boa parte desses links (eu estimaria 75%) foi criada porque eu apresentei as informações como um visual.

Na verdade, muitos dos meus links vieram de pessoas postando diretamente meu visual em seus sites (e com links para mim como a fonte):

E o engraçado é que, embora agora seja 2021, as pessoas AINDA acessam meu visual todos os meses. Esse é o poder de criar recursos visuais.

Nº 2: Listar Postagens

O que é isso:

Uma lista numerada de dicas, técnicas, motivos, mitos … ou qualquer coisa.

Por que funciona:

As postagens de lista agrupam um valor de tonelada em pedaços pequenos e digestíveis.

Na verdade, quando o BuzzSumo analisou 1 milhão de artigos , eles descobriram que as postagens da lista geravam mais backlinks do que outros formatos de conteúdo … superando questionários, vídeos e até mesmo infográficos.

Exemplo da vida real:

Esta postagem da lista, 21 técnicas de SEO acionáveis ​​que você pode usar agora , é uma das minhas peças de conteúdo mais populares de todos os tempos.

Sim, gerou uma tonelada de compartilhamentos …

… E comentários.

Mas o mais importante, essa postagem é um ímã de link.

Possui mais de 3.800 links.

E porque a página tem tantos links apontando para ela, ela se classifica entre os 3 primeiros com a palavra-chave “Técnicas de SEO”.

# 3: Pesquisa e dados originais

O que é isso:

Conteúdo que revela novos dados de estudos da indústria, pesquisas ou pesquisas originais.

Por que funciona:

Estatísticas e dados são altamente vinculáveis. Quando alguém cita seus dados, eles apontam para você. Esses links somam RAPIDAMENTE.

Exemplo da vida real:

No ano passado, publiquei o maior estudo de fatores de classificação do Google de todos os tempos .

Desnecessário dizer que este post contém muitos dados originais.

É por isso que a postagem acumulou impressionantes 22,8 mil links em pouco mais de três anos.

Como mencionei acima, a maioria desses links vêm de pessoas que citam uma estatística específica de nosso estudo:

# 4: Guias avançados detalhados

O que é isso:

Um recurso abrangente que cobre tudo o que há para saber sobre um determinado tópico (e mais alguns).

Por que funciona:

Os guias finais reúnem uma quantidade insana de informações em um só lugar. Isso torna o seu guia o recurso indispensável para esse tópico.

Exemplo da vida real:

Eu costumava receber e-mails de pessoas me pedindo conselhos sobre pesquisas de palavras-chave diariamente.

Infelizmente, eu não tinha nada no meu blog que abordasse esse tópico super importante.

Então criei um: Pesquisa de palavras – chave para SEO: o guia definitivo .

Como este guia de vários capítulos cobre a pesquisa de palavras-chave como nenhum outro recurso online, ele foi vinculado a mais de cinco mil vezes.

Agora que você criou um conteúdo digno de link, é hora de construir alguns links.

Quão?

Com um alcance de e-mail bem antigo.

CAPÍTULO 4: Como construir links poderosos com divulgação por e-mail

Se você deseja criar links de chapéu branco em 2021 (e além), você precisa usar o alcance por e-mail.

A questão é:

Como você pode entrar em contato com blogueiros e jornalistas sem acabar na pasta de spam?

Leia este capítulo para descobrir.

Encontre “Linkers prováveis”

Como o nome sugere, os Prováveis ​​Linkers são pessoas que provavelmente criarão um link para você.

Vou lhe mostrar um monte de técnicas para encontrar Prováveis ​​Linkers no Capítulo 6. Mas, por agora, vamos usar uma estratégia simples para identificá-los: engenharia reversa .

Primeiro, pesquise sua palavra-chave alvo no Google.

Pegue o URL do primeiro resultado e coloque-o em uma ferramenta de análise de link (estou usando Ahrefs neste exemplo).

Em seguida, clique em “backlinks” na barra lateral:

Os sites listados aqui são todos Prováveis ​​Links.

(Como você sabe quais sites segmentar e quais ignorar? Consulte o Capítulo 2 ).

Encontre o endereço de e-mail deles

Agora que você encontrou um Provável Linker, é hora de procurar seu endereço de e-mail.

Veja como:

Use Hunter.io

Hunter.io é perfeito para alcançar pequenos sites e blogs individuais.

Basta inserir um site na ferramenta …

Mas e se você quiser alcançar um site enorme? Vasculhar esta lista vai ser uma dor.

É por isso que, nesses casos, recomendo o VoilaNorbert.

VoilaNorbert

Em vez de inserir um URL, com VoilaNorbert.com você insere o nome de uma pessoa e o domínio em que ela trabalha.

Dessa forma, você está entrando em contato com a pessoa que pode realmente adicionar seu link à página dela.

E vai mostrar o endereço de e-mail dessa pessoa específica.

3 Envie-lhes um script (personalizado)

Se você quiser expandir o alcance, precisará usar scripts.

O truque é fazer com que seu script não se pareça com um script (mais sobre isso na próxima etapa).

Mas agora, aqui está um exemplo de um dos meus scripts de e-mail de melhor desempenho:

Olá [primeiro nome] ,

Eu estava procurando por conteúdo sobre [Tópico] hoje, quando me deparei com seu artigo: [Título do artigo] .

Coisa boa! Eu gostei especialmente [algo específico de seu artigo] .

Além disso, acabei de publicar um novo guia sobre [Seu tópico] : [URL] .

Como alguém que escreve sobre [Tópico] , achei que você gostaria.

Meu guia também pode ser uma boa adição à sua página. De qualquer forma, continue com o trabalho incrível com [Site] !

Fale em breve,
[seu nome]

Observe como o script permite MUITA personalização sem muito esforço.

 

Como essas páginas existem com o único propósito de criar links , elas são alvos PERFEITOS para o link building.

Com isso, aqui está o processo passo a passo:

1

Encontrar páginas de recursos

Use essas strings de pesquisa no Google. Eles são projetados especificamente para descobrir páginas de recursos:

“Palavra-chave” + inurl: links
“Palavra-chave” + “recursos úteis”
“Palavra-chave” + “recursos úteis”
“Palavra-chave” + “links úteis”

 

2 Dimensione a página

É aqui que você (rapidamente) responde à pergunta:

“Vale o esforço um link desta página?”.

(Dica: use as dicas do Capítulo 2 para tornar esta etapa uma brisa)

Por exemplo, esta página de recursos tem um URLRating decente de 12. Nada mal.

Ele também está em um domínio autorizado.

E meu link vai acabar em algum lugar no corpo da página. Parece um vencedor!

Encontre o conteúdo “mais adequado”

Olhar:

Seu conteúdo pode ser o melhor do mundo …

… Mas se não for um bom ajuste para a página de recursos?

Você não vai conseguir um link.

Portanto, para esta etapa, encontre o conteúdo em seu site que se encaixará na página de recursos como uma luva.

Depois de identificar esse conteúdo, vá para a etapa 4.

 

4

Envie este script testado

Aqui está o script que recomendo:

Dica profissional: como todos os scripts de divulgação, certifique-se de personalizar este script o máximo possível. Você pode usar um script, desde que ele NÃO SE PARECE com um script.

Edifício de link quebrado

Link Building quebrado é uma das minhas estratégias de link building favoritas de todos os tempos.

Porque?

Em vez de implorar diretamente por links, com o Broken Link Building, você agrega valor ao site de alguém .

Veja como fazer:

1 Instalar Check My Links ou LinkMiner

Ambas as ferramentas encontram rapidamente links quebrados em qualquer página (de dentro do navegador Chrome).

Vou mostrar como usá-los em um minuto.

 

Encontre páginas com muitos links externos

Quanto mais links uma página tiver, maior será a probabilidade de um deles ser quebrado.

As páginas de recursos funcionam muito bem aqui. Portanto, sinta-se à vontade para usar as cadeias de caracteres de pesquisa acima para exibir páginas de recursos.

 

3 Verifique se há links quebrados

É aqui que você executa a extensão instalada na primeira etapa.

Eles revelarão links quebrados nessa página:

Envie um e-mail ao proprietário do site sobre o link quebrado

Por fim, deixe a pessoa que dirige aquela página sobre o link (ou links) quebrados … e apresente conteúdo do seu site como substituto.

Aqui está o script que recomendo:

 

CAPÍTULO 7:Estudos de caso incríveis

Agora é a hora de mostrar exemplos da vida real de link building em ação.

A melhor parte?

Nunca compartilhei nenhum desses estudos de caso antes.

Estudo de caso # 1

Como Julie usou a técnica do arranha-céu para aumentar o tráfego orgânico em 194,1%

O blog de Julie Adams, Our Beautiful Planet , estava passando por dificuldades.

Claro, Julie estava publicando um ótimo conteúdo. Mas em suas palavras: “ Não importa o quão incrível seja o meu conteúdo, nenhum link veio. 

Foi quando Julie decidiu experimentar a técnica do arranha-céu.

Então, em vez de publicar outro conteúdo excelente … ela criou algo INCRÍVEL. Aqui está:

E em vez de publicar esse conteúdo e esperar o melhor, Julie usou o alcance por e-mail para construir backlinks.

E isso lhe rendeu um punhado de links de sites de autoridade no espaço científico:

Esses backlinks de white hat aumentaram seu tráfego orgânico em 194,1% legítimos:

Conclusão

É isso para o meu guia para link building em 2021.

Qual estratégia do guia de hoje você deseja tentar primeiro? Ou talvez você tenha uma pergunta sobre algo.

De qualquer forma, deixe-me saber deixando um comentário rápido abaixo.

CAPÍTULO 8:Dicas avançadas de link building

Aqui está uma lista rápida de dicas avançadas de link building que aprendi ao longo dos anos.

Obtenha links fáceis com recuperação de link

Sempre que alguém menciona sua marca em um artigo, eles apontam para você … certo ?

Errado.

Quero dizer, eles deveriam ter um link para você. Mas nem sempre acontece.

Aqui está o que quero dizer:

Mas com um leve empurrão, a maioria dos proprietários de sites ficará feliz em transformar sua menção desvinculada em um link.

Como você encontra essas menções desvinculadas? O BuzzSumo funciona muito bem.

Obtenha links “bônus” com a pesquisa reversa de imagens

Você publica recursos visuais como infográficos e gráficos?

Se sim, provavelmente existem sites usando suas imagens sem atribuição no momento .

Não surte. Na verdade, você deve comemorar. Assim como na recuperação de links, um e-mail amigável pode transformar muitas dessas oportunidades em links.

E você pode usar a pesquisa reversa de imagens do Google para encontrar pessoas que estão usando suas imagens sem um link:

Enviar e-mails à tarde

Aqui está uma coisa que aprendi ao enviar MILHARES de e-mails de divulgação:

Envie seus e-mails de divulgação à tarde (no horário local do destinatário).

Porque?

Quando você envia sua mensagem pela manhã, ela é agrupada com os 93 outros e-mails com os quais a pessoa precisa lidar.

Mas quando você envia à tarde, há muito menos competição na caixa de entrada.

Eu recomendo o recurso de programação integrado do Gmail para ajudar a programar seus e-mails de divulgação:

Crie visualizações de conceitos, ideias e estratégias

Aqui está um exemplo disso em ação:

Acredite ou não, mas muitas pessoas se ligaram a mim graças a esta ilustração simples:

Por que isso funciona tão bem?

Bem, eu poderia simplesmente ter descrito a fórmula do APP com texto. Mas isso teria tornado meu conteúdo muito menos compartilhável.

Por outro lado, quando você cria um visual, você tem algo que os blogueiros irão usar alegremente em seu conteúdo (e criar um link para você quando o fizerem).

Envie e-mails do Feeler antes de fechar

Você deve pedir um link em seu primeiro e-mail de divulgação para alguém?

Resposta curta: talvez.

Você pode obter melhores resultados com um processo de duas etapas (o leitor do Mike descobriu que os e-mails do sensor CRUSHE

O outro benefício dessa abordagem é que você economiza TEMPO. Em vez de personalizar mensagens de divulgação que ninguém jamais lerá, envie breves e-mails de “avaliação”.

Em seguida, personalize totalmente sua próxima série de mensagens.

Seja entrevistado em podcasts

Sim, os links de guest post têm seu lugar.

Mas eles têm um grande problema: demoram muito tempo para escrever!

Digite: podcasting. Em vez de delinear, esboçar e editar um guest post, você apenas aparece e fala sobre o que sabe. E – bum! – você recebe um link.

A melhor parte?

Existem podcasts sobre TODOS os tópicos.

Aqui está um exemplo de um link que construí recentemente aparecendo em um podcast:

Use “Link Intersect” para descobrir links prováveis

Se alguém criar um link para o seu concorrente, provavelmente o link será para você … certo?

Direita.

E se alguém criar um link para DOIS de seus concorrentes, é ainda mais provável que ele faça um link para você .

Como você pode encontrar sites com links para mais de um de seus concorrentes?

Ferramenta de interseção de links Ahrefs.

Basta listar 2-3 de seus maiores concorrentes.

E esta ferramenta bacana irá mostrar quem liga para todos eles.

Use listas “pré-selecionadas” de destinos de link

Não há como negar:

Encontrar links de destino de alta qualidade é DIFÍCIL.

Essa é a má notícia.

A boa notícia é que outra pessoa já fez a curadoria desses sites de alta qualidade para você …

… Na forma de listas dos “melhores blogs”.

Desnecessário dizer que, se você tem um blog de culinária, cada um dos sites listados aqui seria uma ótima oportunidade de link.

Você pode encontrar listas como essas usando strings de pesquisa como: “melhores blogs de [tópico]” ou “lista de blogs de [tópico]”.

Conclusão

É isso para o meu guia para link building em 2021.

Qual estratégia do guia de hoje você deseja tentar primeiro? Ou talvez você tenha uma pergunta sobre algo.

 

 

 

Author

Agencia de Marketing Digital