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SEO na Alexa da Amazon: SEO de voz no assistente virtual

SEO na Alexa da Amazon: SEO de voz no assistente virtual

ODado o destaque que as buscas por voz estão adquirindo, muitos estão se perguntando como fazer SEO no Alexa, da Amazon, o assistente virtual da gigante do comércio eletrônico. A pesquisa por voz é uma das tendências que ganha mais adeptos a cada dia, uma vez que é impulsionada pelo aumento da utilização em dispositivos móveis e pelo aumento do número de assistentes virtuais nas casas. Se você é um deles, preste muita atenção porque, a seguir, contaremos tudo o que você precisa saber sobre como fazer voz em SEO no Alexa da Amazon.

Por que o Alexa SEO da Amazon é tão importante?

No Brasil, cerca de 10% da população afirma usar assistentes virtuais para pesquisar e fazer compras. Embora Siri seja o mais usado atualmente,  9,8% da população brasileira usa o assistente virtual da Amazon , daí a importância de muitas empresas melhorarem o SEO no Alexa.

A Amazon está na vanguarda do mercado de alto-falantes inteligentes graças ao Echo, seu famoso alto-falante com Alexa como assistente virtual integrado.

Graças ao Alexa, os usuários podem buscar informações úteis e relevantes, mas ela também (cuidado porque se você possui uma loja de varejo pode interessar a você), ela  é capaz de executar diversas tarefas, inclusive fazer compras.

Portanto, se você deseja tornar seu negócio visível para o consumidor, deve trabalhar em SEO no Alexa da Amazon.

Qual é o desafio apresentado pela Amazon e SEO no Alexa?

Se a Amazon é conhecida por algo no mundo, é porque é a maior plataforma de e-commerce, por isso mesmo as  buscas por voz estão intimamente ligadas à Amazon.

Quando trabalhamos no posicionamento de SEO no Alexa também o fazemos na Amazon, mas então, qual é o desafio que se coloca aqui? Bem, quando se trata de fazer SEO no Alexa, isso requer um esforço maior.

 

No momento em que um usuário realiza uma busca por voz, ao contrário dos múltiplos resultados que buscam resultados no computador ou dispositivo móvel,  Alexa oferece apenas dois, e o segundo caso o usuário rejeite a primeira opção .

Do ponto de vista de SEO, isso se traduz em um árduo esforço de otimização para ser a primeira posição para Alexa, não basta se posicionar com palavras-chave ou produtos nas primeiras páginas de resultados de pesquisa.

 Amazon e SEO no Alexa
Amazon e SEO no Alexa

Como funciona o posicionamento de SEO no Alexa? 

Normalmente, quando uma marca busca melhorar sua posição nos resultados de busca, costuma seguir um conjunto de estratégias para priorizar determinados fatores, como o tempo de permanência em uma página ou o número de visitas.

Porém, quando se trata de posicionamento na Amazon, especificamente, em SEO no Alexa,  a conversão de usuários assume um papel especial,  pois visa atingir a rentabilidade máxima de um produto, sempre com a satisfação do cliente. 

No caso de quem nunca fez uma compra por meio de um dispositivo cujo assistente virtual é Alexa, a Amazon levará em consideração alguns fatores como  avaliações do usuário, valor pelo dinheiro ou tempo de envio. 

Se um produto atender a todos ou alguns dos requisitos, a Amazon o escolherá como o mais relevante e, portanto, será a recomendação de Alexa.

Por outro lado, se o usuário já tiver feito uma ou mais compras anteriormente através do Alexa, as sugestões que ele fizer serão baseadas no histórico de pedidos.

Portanto, para aquelas empresas que vendem seus produtos e serviços através da Amazon,  será essencial ser escolhido como primeira compra por um usuário.

O algoritmo que a Amazon usa neste caso para SEO no Alexa depende de fatores altamente variáveis, pois, como já mencionamos, o  que importa é que parte do tráfego seja convertido em vendas.

 Alexa SEO da Amazon
Alexa SEO da Amazon

Chaves para o posicionamento de SEO na Amazon 

As palavras-chave: 

Escolha bem as palavras-chave, ou seja, as  palavras-chave  mais adequadas ao produto que você vende, as mais precisas possíveis e com pouca ou pouca concorrência. 

Um fator a ter em mente é que as pesquisas por voz são muito mais longas, portanto, palavras-chave de cauda longa são uma excelente opção.

Conversão: 

Como vimos anunciando ao longo do post, o que nos interessa como marca é vender nosso produto para estar no histórico de pedidos e, assim, ter mais relevância para Alexa.

Uma maneira de tornar um produto relevante é criando uma página de destino com todas as informações e benefícios que ele oferece.

Desta forma, os usuários que adquirirem o produto atraídos pelas informações relevantes contidas na página, no futuro, ao adquirirem um produto pelo Echo, ele será encontrado na lista de pedidos.

Descrição do produto :

São informações muito valiosas para um cliente, portanto, quanto mais completo melhor. Escolha um título relevante, que obviamente inclui a palavra-chave, e escolha bem entre categorias e subcategorias.

Avaliações do cliente :

Se há algo fundamental para fazer SEO no  Alexa  da Amazon, são as avaliações dos clientes, portanto, sua estratégia deve se basear fundamentalmente nisso. Quando o usuário adquirir seu produto, você deve incentivá-lo a fazer uma avaliação.

Se por algum motivo você receber um feedback ruim do cliente, tente responder o mais rápido possível para reduzir os efeitos que podem ocorrer. Lembre-se de que, para a Amazon, três estrelas ou menos já é considerado uma classificação ruim.

Author

Agencia de Marketing Digital